Estudante do Amapá entrega carta ao presidente Lula com metas para melhoria do meio ambiente
wp header logo 67.png

Estudante do Amapá entrega carta com metas para melhoria do meio ambiente a Lula
A estudante Liany Valentina de Brito Ferreira, da Escola Estadual Maria Neusa do Carmo de Souza, representou o Amapá na entrega de uma carta sobre meio ambiente ao presidente Lula. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (8), durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO). O documento propõe ações para tornar o Brasil mais sustentável.
Entre os temas abordados no documento estão tolerância, combate à desigualdade, proteção da biodiversidade e valorização dos saberes ancestrais.
A proposta busca incluir a visão dos jovens na luta por sustentabilidade. Lula elogiou a iniciativa e disse que levará a carta à COP-30.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
“Vou chegar na ONU com essa carta de vocês […] O que vocês fizeram é um gesto para que todos os presidentes do mundo vejam que a solução do planeta está nas oportunidades que a gente garantir de participação dos nossos filhos, dos nossos netos e da nossa juventude”, pontuou o presidente.
Também estiveram no evento os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Camilo Santana (Educação) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Liany faz parte da delegação com 11 alunos do Amapá. Ela considera a participação uma chance de aprendizado. Professores e membros da Comissão Organizadora Estadual acompanham o grupo.
“É uma emoção poder representar o meu Estado e falar em nome da nossa delegação. Essa experiência nos motiva e está sendo uma oportunidade de aprendizado, respeito e preservação do meio ambiente”, disse Liany.
Estudante Liany Valentina de Brito Ferreira
Eliane Duarte/Arquivo pessoal
🌱 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
A conferência voltou após sete anos e mobilizou mais de 2,2 milhões de pessoas em todo o país nas etapas escolares, municipais e estaduais.
A conferência é realizada pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A temática deste ano é: “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.
Os alunos do Amapá chegaram à conferência após vencerem a etapa estadual, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Mais de 400 estudantes, de 11 a 14 anos, de 126 escolas participaram.
Desde março, os alunos atuam como protagonistas nas conferências escolares. Eles mesmos escolheram os delegados que participaram da etapa estadual entre 22 e 24 de agosto.
Entre os selecionados estão estudantes surdos, indígenas e quilombolas, que levaram suas propostas à etapa nacional.
LEIA TAMBÉM:
Escola quilombola do Amapá vence etapa regional da Olimpíada de Cartografia com jogo sobre cultura afro-amapaense
Documento com demandas quilombolas será levado à COP30 após encontro em Macapá
A professora Eliane Duarte, da Comissão Organizadora Estadual, contou que as equipes da Seed visitaram os 16 municípios do Amapá para envolver toda a rede escolar.
“126 escolas participaram da etapa estadual, incluindo quilombolas, ribeirinhas, indígenas e rurais. Estar na etapa nacional é a realização de um sonho e mostra que nosso trabalho deu certo. Reafirmamos nosso compromisso com a educação ambiental e a justiça climática”, disse Eliane.
A conferência continua até sexta-feira (10), com debates e ações que ajudam a construir um plano de sustentabilidade para a COP-30.
Presidente Lula participou do encontro nesta quarta-feira (8)
Eliane Duarte/Arquivo pessoal
Comissão do Amapá é formada por alunos de escolas públicas
Eliane Duarte/Arquivo pessoal
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
source