Amapá é destaque nacional em alfabetização infantil e recebe premiação do Senado

 Amapá é destaque nacional em alfabetização infantil e recebe premiação do Senado

wp header logo 94.png

#Compartilhe


Amapá teve avanço no percentual de alfabetização entre os estados do Norte
O estado do Amapá foi reconhecido nacionalmente por seus avanços na alfabetização infantil. O governador Clécio Luís recebeu, nesta segunda-feira (13), a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, entregue em sessão especial no Senado Federal, em Brasília.
A premiação foi criada pela Resolução nº 8, de 29 de maio de 2025, e tem como objetivo valorizar políticas públicas que garantem a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Clécio foi um dos cinco governadores premiados na primeira edição da comenda, ao lado de Elmano de Freitas (Ceará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais). A escolha foi feita com base em dados de 2023 e 2024.
Amapá se destaca em alfabetização e equidade
Estudante da rede pública no Amapá
Jorge Júnior/Rede Amazônica
O Amapá se destacou especialmente nos indicadores de alfabetização e equidade educacional. O estado apresentou avanços significativos no Índice Criança Alfabetizada (ICA), que mede o percentual de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental.
Além disso, o estado também obteve bons resultados na redução das desigualdades de aprendizagem entre crianças negras e brancas, e entre escolas de diferentes níveis socioeconômicos — um dos critérios avaliados pela comenda.
Outro ponto forte foi o engajamento do governo estadual em regime de colaboração com os municípios, com repasses do ICMS vinculados a resultados de aprendizagem e à qualidade da educação.
LEIA TAMBÉM:
Chamada Escolar Unificada inicia nesta terça-feira (14) em Macapá; veja como fazer
Aplicativo gratuito ajuda agricultores do Amapá a combater praga em lavouras de mandioca
Embrapa apresenta cultivo de banana como alternativa para crise da mandioca no Amapá
Como funciona a premiação
A comenda é concedida anualmente a cinco governadores com melhor desempenho em alfabetização infantil. A avaliação é feita com base em quatro eixos:
Resultados de alfabetização (Índice Criança Alfabetizada – ICA)
Redução de desigualdades raciais e socioeconômicas
Formação continuada de professores e gestores
Engajamento em regime de colaboração com os municípios
A pontuação máxima é de 35 pontos. Apenas estados com pelo menos 80% de participação no sistema nacional de avaliação educacional podem concorrer.
A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Educação, a Unesco no Brasil, a Fundação Roberto Marinho e entidades do terceiro setor, como Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura.
Próximas edições
A partir de 2026, a entrega da comenda será realizada anualmente no dia 15 de maio. A divulgação dos vencedores tem como objetivo incentivar outros estados a adotarem boas práticas e fortalecerem suas políticas de alfabetização.
Amapá é destaque nacional em alfabetização infantil e recebe premiação do Senado
Geraldo Magela/Agência Senado
Amapá é destaque nacional em alfabetização infantil e recebe premiação do Senado
Geraldo Magela/Agência Senado
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
source

Relacionados